segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Relevo

Postado por Mod. Anninha e Tati às 06:47
#Região Sudeste
Podemos identificar quatro grandes divisões no relevo no Sudeste:
  • Planícies e terras baixas costeiras: Apresentam larguras variáveis, ora aparecendo na forma de grandes baixadas, ora estreitando-se e favorecendo a formação de costas altas. São comuns, ao longo da planície, muitas praias e algumas restingas, que formam lagoas costeiras e grandes baías. 
  • Serras e planaltos do Leste e do Sudeste: É a parte mais acidentada do planalto Brasileiro, caracterizando-se, na região Sudeste, pelo grande número de "serras" cristalinas. Aparece como verdadeira muralha constituída por rochas cristalinas muito antigas ou como um verdadeiro "mar de morros" em áreas mais erodidas.
  • Planalto Meridional: De estrutura sedimentar, ocupa todo o centro-oeste de São Paulo e o oeste de Minas Gerais. É formado por dois blocos: o planalto Arenito-basáltico e a Depressão Periférica.
  • Planalto Arenito-basáltico: Apresenta alternância de rochas pouco resistentes, como o arenito, e outras muito duras, como o basalto, o que favorece o aparecimento das chamadas cuestas, acidentes do relevo que se mostram íngremes e abruptos em uma vertente e na direção oposta descem em suave declive.
  • Depressão Periférica: Zona de contato baixa e plana, que se assemelha a uma canoa, entre as serras e planaltos do Leste e Sudeste e o planalto Arenito-basáltico.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blog Anninha e Tati s2 Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez